domingo, 27 de janeiro de 2013

Dica de casa



Não há dúvidas que a casa fica muito mais bonita e alegre quando a enfeitamos com flores. Por isso, resolvi fazer um post com várias dicas sobre arranjos florais.
Em primeiro lugar, quando for comprar suas flores, tenha em mente qual o recipiente será usado para o arranjo. Além da altura limitar o tipo de flor, recipientes de boca muito larga demandam uma grande quantidade de flores para fazer um belo efeito. Se você não quer investir muito dinheiro no arranjo, uma boa opção são as flores miúdas tipo margaridinhas ou gypsum, que criam volume em função da quantidade de galhos e folhas.
Vasos mais baixos e arredondados ficam bem com flores maiores, fazendo um arranjo tipo "bolinha".


Se sua preocupação é em relação à durabilidade das flores, fica a dica: corte, diariamente, cerca de 2cm da haste em sentido diagonal, troque a água (dando preferência à água gelada), lave o recipiente com detergente, retire pétalas e folhas secas e limpe as hastes para que as folhas não tenham contato com a água, evitando o ploriferamento de bactérias.
 
A escolha da flor também é muito importante neste quesito! Deixe para comprar as flores que duram menos (peônias, rosas, boca de leão e lisiantos) quando quiser um arranjo para uma ocasião específica: um almoço especial, aniversário ou natal, por exemplo. Se quiser um arranjo que dure mais, dê preferência por astromélias, alpínias, helicônias, lírios e copos de leite.
Por fim, resita à tentação de comprar flores já abertas e, para atrasar o desabrochamento de seus arranjos, deixe-os em locais que não tenham muita exposição ao sol e vento.

 
 


 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Apartamento Andréa e Saulo



Com uma sala de estar e jantar de dimensões generosas, não havia necessidade de criar mais um espaço para receber convidados na varanda deste apartamento. Diante disso, foi proposto um ambiente mais voltado para o descanso, podendo ser usado pelos moradores para ler um livro, tomar um vinho, conversar, contemplar a vista...
O painel em madeira da casa antiga será reformado e transformado em um grande tablado no qual serão colocados futons, almofadas, lanternas e velas, criando um clima zen, propício ao relaxamento.
A mesinha lateral baixa de laca colorida serve de apoio e garante um detalhe colorido para quebrar o aspecto natural dos outros materiais e cores.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Apartamento Andréa


Para começar os posts de 2013, nada melhor que um projeto novinho!
Vocês devem se lembrar do projeto da Andréa e Saulo postados aqui e aqui ! Pois é... No meio do projeto, os clientes optaram por trocar o apartamento em outro maior. Partimos, então, para um novo projeto! Um apartamento de quase 200m2 é o sonho de muita gente. E o melhor deste apartamento é que, como foi feito por uma família de investidores, para que eles mesmo fossem morar no local, a qualidade da construção é facilmente identificada. Materiais de acabamento de qualidade, grandes janelas que deixam os ambientes claros e arejados e cômodos espaços são apenas alguns dos atributos.

 
Diante de tanta coisa boa, vem a dúvida: o que fazer com os móveis antigos? O que cabe e o que não cabe? Vale a pena levar tudo? Foi aí que o casal me pediu uma assessoria!
Os móveis da atual sala, serão aproveitados no apartamento novo na sala de jantar e no estar íntimo. Para o novo ambiente de estar e varanda, será adquirido novo mobiliário, mais compatível com o tamanho dos espaços.

 
Na sala, prevalecem os tons terrosos, as madeiras claras (como peiroba e freijó) e acabamentos mais naturais (como madeira de demolição, linho e cerâmica esmaltada.
A pedido da proprietária, duas poltronas laterais conformam um ambiente de estar junto ao sofá. Foram especificadas, também, duas mesas retangulares que, juntas, compõem a mesa de centro. Para que o layout não ficasse muito estático, optei por colocar do outro lado do sofá, apenas uma poltrona mais baixa, que quebra a simetria e funciona bem para leitura e momentos de descanso.





A mesa quadrada da sala de jantar será a mesa existente do apartamento antigo. Por não ter muito comprimento (como uma mesa retangular), tivemos uma sobra de espaço muito grande até a janela.
Foi desenhado, então, um móvel de dimensões generosas - 3.4m no total - que funciona como aparador, mesa lateral, local para guardar objetos de apoio à mesa e, ainda, uma espécie de bar para drinks com a vista da cidade.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Ano Novo - Blog Novo

Como vocês podem ver, em 2013 o  blog terá uma cara nova!
Além da aparência, teremos algumas novidades no conteúdo. Os projetos ainda serão postados, mas vocês também poderão ver as tendências do ramo, eventos relacionados, dicas de arquitetura, decor e organização e muito mais!

Espero que gostem!!!