O projeto deste quarto foi bastante desafiador, pois haviam diversas demandas:
- definir um layout que coubesse duas camas, espaço para livre para brincar, espaço para estudar e espaço para guardar brinquedos;
- ser um quarto com cara de menino e menina, sem que fosse neutro demais (para que os dois se identificassem), mas ao mesmo tempo, sem muitos elementos característicos de um sexo ou de outro;
- não envolver muito custo com reforma ou mudanças bruscas da arquitetura;
- pensar em soluções que pudessem ser reaproveitadas em outro espaço, no caso de mudança deste apartamento para outro;
- ser um quarto infantil, mas que ao mesmo tempo dure alguns anos.
O primeiro passo foi estudar possibilidades de layout e, junto aos proprietários, definir o layout desejado. Neste caso, optamos por duas camas em "L", pois desta forma, o quarto fica com mais espaço livre para brincadeiras que o layout tradicional (duas camas paralelas). Com isso, também não foi preciso adotar mini-camas - que duram poucos anos em função do crescimento das crianças - e camas tipo beliche - que dificultam a arrumação do quarto no dia-a-dia.
As camas projetadas e feitas sob medida possuem nichos inferiores que deixam os brinquedos usados à mão das crianças e uma gaveta para guardar mochila escolar e outros ítens usados diariamente.
No canto entre elas, um móvel baixo faz as vezes de criado mudo e o módulo alto com nichos abertos e portas basculantes guarda grande parte do material escolar, brinquedos menos usados e outros ítens mais acessados pelos pais.
Ainda no que se trata do mobiliário, uma mesa baixa pode ser usada para estudar, ler ou brincar e ainda possui duas gavetas, uma para cada irmão.
Para a paleta de cores, foi definido que todos os móveis serão de laca branca, realçando a cor dos brinquedos e das paredes: uma lilás e a outra verde claro. Desta forma, conseguimos uma combinação que agrada aos dois sexos, sem ser muito neutra.
Para deixar o quarto mais lúdico, foi usado revestimento de papel de parede dos mesmos tons e com estampa circular no pilar existente. Os dois tapetes coloridos também contribuem para deixar o quarto mais alegre, além de permitir que cada um tenha o seu espaço "delimitado" para brincar.