sexta-feira, 28 de junho de 2013

Painel tipo lousa

Muita gente me pergunta qual é a tinta que usei nas paredes da Clínica Mon Petit (veja aqui e aqui) para que as crianças pudessem desenhar a vontade. Na realidade, não é uma tinta, mas um revestimento melamínico.
O que foi aplicado é da Fórmica e se chama Fórmica Lousa, mas existem outros fabricantes que trabalham com produtos similares também. Ele vem nas cores branco e verde, sendo que o verde é fosco (ideal para escrever com giz de cera) e o branco é brilhante (para canetinha tipo marcador).
Para aplicar diretamente sobre a parede, é preciso fazer uma preparação especial: remover a tinta e a massa existentes e rebocar com massa forte de cimento, deixando a superfície totalmente plana e livre de impurezas e umidade. Se quiser uma opção mais prática, peça ao seu marceneiro para fazer um painel de madeira e revesti-lo com este material! As crianças se divertem e as paredes da casa agradecem!



  

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sala quadrada

Que sala quadrada é difícil, todo mundo sabe! Mas sala quadrada e pequena é realmente um desafio! Ainda mais quando os proprietários querem espaço para receber muitos amigos confortavelmente. Mas desafio não significa que seja impossível, certo?
Por isso, resolvi fazer este post! E imagino que vários leitores já tenham passado por esse problema. De repente, vocês acabam se inspirando com algumas sugestões de layout.

A sala em questão mede 4.00x3.80m e, para complicar ainda mais, tem abertura em todas as paredes: porta de entrada, porta da cozinha, janela e acesso ao corredor dos quartos (sentido horário).

Se você também está "quebrando a cabeça" para definir o layout de sua sala quadrada, segue a primeira dica: desista daquela distribuição "normal" de uma sala de estar com sofá e poltronas / espaço de circulação / sala de jantar com mesa e aparador. Optando por ambientes integrados, você consegue aproveitar melhor o espaço e deixar uma circulação confortável. 
Outra dica importante: dê prioridade para aquilo que lhe é mais importante! Gosta de cozinhar para os amigos? Então uma mesinha redonda para 4 pessoas talvez não seja a melhor opção! Mas, se se o programa favorito é assistir TV e jantar a dois, invista num sofá grande e deixe a mesa em segundo plano.
Veja algumas sugestões abaixo:
Como a minha favorita é a opção 4, resolvi postar aqui apenas a perspectiva dela.
Gosto da idéia de um banco grande de um dos lados da mesa, pois é uma alternativa que sempre comporta mais um amigo e dá a sensação visual de amplitude, já que não temos cada assento separado um do outro. Além do mais, acho banco um tipo de mobiliário muito charmoso! Outro ponto positivo é que o cantinho dele acaba virando um local para adornos sem a necessidade de um outro móvel separado como uma mesinha lateral ou aparador.
O painel da TV em toda a extensão da parede também contribui, pois dá uma sensação de continuidade entre o ambiente da TV e o de jantar. Além disso, este painel pode receber o rack dos equipamentos e dois módulos suspensos (que funcionam como cristaleira) de maneira homogênea, como um móvel único.
Por fim, o recurso que não podia faltar: um espelho para ampliar ainda mais o cômodo e rebater a luz, deixando tudo mais claro e mais confortável.




segunda-feira, 24 de junho de 2013

Apto 2 em 1....

Este foi um desafio interessante: transformar dois apartamentos em um só!
O apartamento original tem quase 100m2 distribuídos em 3 quartos (sendo uma suíte), banho social, sala para dois ambientes, cozinha, área e DCE. 
A idéia era unir com a unidade vizinha e atender às seguintes premissas: área social ampla para receber os amigos, suíte do casal com privacidade e local de trabalho confortável e, preferencialmente, com acesso independente.
O resultado final foi um imóvel de 200m2 com sala ampla, home office/biblioteca, adega, lavabo, estar íntimo, duas suítes, uma suíte master com closet e dois banheiros, cozinha com ilha, área de serviço e DCE.
Um apartamento de dar inveja em qualquer um!


Inspiração da semana

Ontem eu assisti Casa Brasileira (do canal GNT) e o capítulo era sobre o trabalho de Arthur Casas. Sou fã dele, pois vejo que a arquitetura pode, sim, ter um traço contemporâneo, sem deixar a brasilidade, o rústico e o aconchegante de lado. Além do mais, nos projetos do Casas, arquitetura e interiores andam sempre de mãos dadas, alcançando um resultado final harmônico, bonito e funcional!
Por isso, resolvi colocar uma das casas dele aqui, como inspiração da semana!  E vamos que vamos!