Olá pessoal!
Esta semana estou desenvolvendo um novo projeto e achei que seria interessante colocar aqui no blog um passo-a-passo do meu trabalho. Desta forma, vocês poderão conhecer melhor como nasce um projeto de arquitetura. Então vamos lá!
O primeiro contato com o cliente é feito através de uma visita ao local a ser remodelado, no intuito de conhecer o espaço e as demandas, idéias, limitações e expectativas do cliente e dos usuários. Nesta fase, é fundamental perguntar sobre cada detalhe para que o projeto seja mais acertivo em relação o que o cliente espera. Com base nestas informações, é possível elaborar um orçamento e, caso o mesmo seja aprovado, firma-se o contrato.
A partir deste momento, marca-se uma nova visita ao local para realização do levantamento fotográfico e de medidas. O levantamento deve ser bastante detalhado, inclusive com posição dos pontos elétricos, dimensionamento dos móveis e adornos existentes, registro fotográfico de cada detalhe do ambiente e anotações de peculiaridades, características e ítens relevantes do espaço, tais como iluminação, ventilação, conforto acústico, entre outros.
Neste momento, o levantamento de medidas é feito a mão e, em seguida, passado para o software Cad, servindo como base correta para o desenvolvimento dos desenhos técnicos.
Os registros fotográficos, por sua vez, também são de extrema importância para lembrarmos de detalhes durante o desenvolvimento do projeto e para termos um registro final do antes e depois da "obra".
Os registros fotográficos, por sua vez, também são de extrema importância para lembrarmos de detalhes durante o desenvolvimento do projeto e para termos um registro final do antes e depois da "obra".
LEVANTAMENTO DE MEDIDAS
LEVANTAMENTO FOTOGRÁFICO
Após esta etapa, passa-se para o projeto em si. Primeiramente é definido o layout do ambiente (as vezes à mão, as vezes no computador) e, em seguida, é feita uma pesquisa de imagens para definição do conceito de projeto (cores, texturas, tipo de mobiliário... enfim, a "cara" que o projeto deverá ter).
Com base nestas informações, ergue-se um modelo 3D virtual básico, apenas com elemenos fixos (parede, janela, forro...) e, aos poucos, vai se criando os demais elementos (mobiliário, painéis, adornos, tapetes, iluminação...).
Esta é a etapa mais demorada, uma vez que envolve a criação. E nem sempre, a idéia surge rapidamente! O layout pode ser alterado inúmeras vezes nesta fase, fazendo um trabalho conjunto entre planta e perspectivas.
DEFINIÇÃO DE LAYOUT
PESQUISA DE REFERÊNCIAS
BASE DO MODELO 3D
Com o modelo 3D pronto, é só partir para a montagem da apresentação! Primeiramente, são definidas as vistas mais interessantes e depois montadas as pranchas que serão impressas.
Vale lembrar, que para esta apresentação contempla não só o projeto em si, mas todo o histórico de criação de layouts e pesquisa de referências, para que o cliente possa entender de onde veio cada idéia. No próximo post, vou mostrar como ficou este projeto que está sendo desenvolvido.
Viram? Um projeto de arquitetura não vem de uma idéia brilhante que temos como um estalo ou como uma lâmpada que se acente. Ele nasce de muita pesquisa, levantamento de dados e, é claro, um bocado de criação!
Espero que tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário