Os moradores deste edifício me chamaram para ajudá-los na reforma do hall de entrada, portaria e gradil do prédio. Os principais objetivos eram:
- Valorizar a entrada do prédio
- Cobrir o trajeto do portão até o hall
- Mudar o local de acesso ao hall, que até então era bastante escondido
- Fazer um projeto de interiores do hall social.
A primeira alteração proposta foi a troca do gradil metálico pintado de cinza por gradil de vidro incolor. Como o prédio possui um grande jardim em seu afastamento frontal, este tipo de gradil vai valorizar a entrada não só pela leveza, mas também, por deixar o paisagismo em destaque.
Nos locais de acesso de pedestres e veículos, os portões em tela metálica serão substituídos por portões frisados em alumínio natural, que tem uma estética mais valorizada e também tem maior durabilidade, pelo fato de não exigirem manutenção de pintura.
O acesso do portão até o hall será coberto por pérgola metálica e telhado de vidro, não prejudicando a iluminação e ventilação do espaço.
O piso existente nesta circulação não atende às normas, uma vez que não é antiderrapante. Sendo assim, foi proposta a troca por um porcelanato com acabamento EXT, na cor nude, para dialogar com os revestimentos de fachada existentes.
Para marcar a nova entrada, a porta de acesso será maior que a existente e o piso em frente à mesma será trocado por uma espécie de tapete em porcelanato de madeira (tipo deck).
É importante lembrar que os revestimentos de acabamento rugoso são mais difíceis de limpar, entretanto, evitam acidentes quando molhados.
No hall, a proposta minimalista busca gerar o impacto visual que os moradores solicitaram, sem onerar muito a montagem do ambiente. Na parede ao fundo, será feita a textura tipo Concreto da Suvinil. Este tipo de tratamento, apesar de cor neutra, valoriza a superfície e serve como plano de fundo perfeito para os quadros de fotografia em preto e branco que serão colocados.
As demais paredes serão pintadas com tinta branca, retirando a cor azul existente que é cansativa e muito marcante.
Os únicos mobiliários serão um recamier Barcelona e uma mesa lateral em madeira ebanizada. O uso de poucos móveis facilita a circulação, sem deixar de atender à uma demanda esporádica de ter um local para sentar e esperar a chegada de alguém. Suas linhas retas e contemporâneas, reforçam o caráter minimalista do ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário