segunda-feira, 25 de abril de 2011
Residência Leila e Dú
Ainda no projeto da Leila e do Dú: na suíte do casal, o painel atrás da cama serve como cabeceira e é valorizado pelo papel de parede listrado. Já no quarto do Thiaguinho (fanático por futebol) a coleção de bolas fica exposta e o tema é reforçado com adesivos de jogadores em movimentos diversos.
sábado, 23 de abril de 2011
Residência Leila e Dú
Reforma do apartamento do casal, no bairro Buritis.
O projeto prevê quebrar duas paredes para eliminar um quarto e aumentar a sala. Desta forma, conseguimos criar um ambiente de TV na sala e um pequeno escritório. Alguns móveis foram aproveitados (como o sofá e o conjunto de jantar) e outros foram desenhados para execução em marcenaria (móvel da TV/ escritório, mesa de centro e mesa de canto/adega).
Leila e Dú, foi um prazer enorme fazer este projeto para vocês! E o mais gostoso de tudo é ver a casa hoje com a cara da família! Espero que vocês também tenham gostado... Um grande abraço!
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Mas afinal.... o que é design?
Design é a atividade que estuda e busca melhorar a relação do homem com o que está a sua volta e o designer é o profissional qualificado para exercê-la. Ela pode ser divida, basicamente, em três grandes áreas: design de ambientes, design gráfico e design de produto. Ou seja, o design engloba os projetos de espaços, de peças de comunicação (logomarcas, embalagens, cartazes, publicidade e etc) e de todo tipo de objeto (mobiliário, jóias, veículos, moda, calçados, eletroeletrônicos, entre outros).
Além de garantir melhorias no dia-a-dia das pessoas, o design é usado atualmente, pelas empresas, como diferencial competitivo, uma vez que identifica o público alvo e projeta produtos e serviços específicos para este público, suprindo suas necessidades e alcançando seus desejos.
Por fim, é importante dizer que um bom design está intimamente relacionado à inovação - seja ela nos métodos de produção, processos, tecnologia, aspectos formais ou no modo de uso – e ao conhecimento de todo o ciclo de vida do produto, sempre buscando soluções mais inteligentes e sustentáveis.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Mas afinal... o que é arquitetura?
Engenharia? Arte? História? Afinal de contas.... o que é arquitetura?
Arquitetura nada mais é que a atividade de projetar um espaço. Seja ele aberto ou fechado, coberto ou descoberto, comercial/residencial/institucional, público ou privado, urbano ou campestre, luxuoso ou simples, pequeno ou grande.... Enfim, qualquer tipo de espaço.
E porque precisamos projetar o espaço? Porque não simplesmente usá-lo e ir se apropriando aos poucos, conforme nossa necessidade? Porque a medida que projetamos um espaço, buscamos entender que tipo de atividade irá acontecer naquele lugar, que tipo de relação irá se estabelecer, quais os materiais/cores/luzes mais adequados, quais os fluxos, qual o tipo de público, qual a relação com o entorno.... enfim, todos os seus condicionantes e demandas. E quando entendemos estes fatores, somos capazes de planejar e organizar o espaço para que ele possa funcionar corretamente, facilitando a relação do homem com o ambiente a sua volta.
Sendo assim, o objetivo do arquiteto (ao contrário do que muitos pensam) não é somente enfeitar o ambiente. O arquiteto trabalha com foco no ser humano, buscando estabelecer um espaço o mais adequado possível às suas necessidades e melhorando, assim, sua qualidade de vida.
Assinar:
Postagens (Atom)